Encontro com a Música Clássica chega a 10° edição

 O Festival

concerto-sesc-mexida
Concerto Sesc-2015

O Encontro com a Música Clássica teve início em 2007 e, desde então, tem promovido cursos e concertos com importantes artistas, difundindo a música erudita e proporcionando o intercâmbio cultural com renomados músicos do Brasil e de outros países.

Pelos palcos do Encontro já passaram nomes como o violonista Eduardo Issac, Toninho Carrasqueira, Regina Schlochauer, Emmanuele Baldini, Camerata Miranda de Assunção, Orquestra Barroca de San José de Chiquitos, Bolívia.

Desde 2013, o encontro iniciou uma nova fase, Nos Trilhos da Cultura, levando a música de concerto para várias cidades, incluindo Três Lagoas, Água Clara. Ribas do Rio Pardo, Terenos, Aquidauana, Anástácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Corumbá.

soluna-garnes-2010
Soluna Garnes-2010

Consolidado como o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 10° edição. Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a iniciativa de músicos eruditos, também une instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Para o maestro Eduardo Martinelli, diretor geral e artístico do festival, o que se pode destacar desse ano é o fato de se ter chegado a 10° Edição e o crescimento do projeto, inicialmente, voltado a um público específico como acadêmicos do curso de música e profissionais da área. “Começamos em um teatro pequeno para cerca de 250 pessoas e já nas primeiras edições fomos surpreendidos com muitas pessoas a procura dos concertos, o que nos levou ao Teatro Glauce Rocha que tem mais de 700 lugares”, destacou.

A aceitação do público resulta do caráter eclético do festival, que ao longo dos anos promoveu diversos “encontros”. Da música clássica com a música latina, regional, infantil e folclórica. “Tivemos a viola caipira, a viola de cocho, interação com áudio visual, o steel drums e harpa paraguaia”, diz Martinelli, citando algumas das inúmeras atrações mais populares que estiveram no Encontro, como Soluna Garnes, de Trinidad e Tobago, que tocou steel drum (tambor de aço), o violeiro Ivan Vilela (SP), a Orquestra Folclórica de Assunção do maestro Papí Galán e a sempre encantadora participação das crianças seja em corais ou em apresentações de orquestras de projetos sociais.

Confira a programação completa.

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!